30 julho 2007

Do Chile para Argentina de ônibus.



Acordamos cedo, arrumamos nossas coisas e nossa cabana alugada e logo logo a Van da Trancura veio nos buscar.
Pegamos um ônibus para Osorno e depois outro para Bariloche. Deu tudo certo, nossa conexão e mudança de ônibus não demorou 10 min. Estamos no Chile!
A viagem é bem legal, em Osorno muitas fazendas e aos poucos o visual vai mudando. O ônibus vai aos poucos subindo, e de repente vemos neve e algumas cachoeiras de desgelo.
A estrada simplesmente some! Vários tratores e outras máquinas trabalham 24hs pra manter a estrada aberta.
Antes da subida final, nos despedimos do Chile passando pela Aduana, o marco de mudança de país é uma imagem de Nossa Senhora.
Na Argentina passamos pelo processo de imigração. Um cão farejador fez uma varredura no ônibus mas conseguiu sair ileso do cheiro dos Perros.
Viagem tranquila e muito linda!
Em Bariloche, frio e muito vento pra variar!

29 julho 2007

O preço da escalada

Vulcão Villarica, desafio máximo no inverno

Subida desgastante e cansativa

No topo ao lado da cratera do Vulcão


Perros Lokos unidos no cume do Villarica



Descida extremamente perigosa

Como é de costume nas nossas viagens, tiramos um dia para praticar esportes alternativos (dia do sacrifício). Depois do "passeio" de caiaque de 6 horas no ano passado, esse ano resolvemos fazer algo diferente.
Nosso objetivo final: Escalar o Villarica, vulcão ativo com uma cratera de 200 metros de diametro, um lago de "lava" com cerca de 1250 graus e fumarolas permamentes. Está coberto por um Glacial de cerca de 40 km, é um vulcão bastante ativo apresentando até o momento cerca de 59 erupções históricas, a última foi uma erupção menor entre 1985 e 1989.
Acordamos cedo com o motorista da van da Trancura (empresa que presta serviços de Eco-Turismo) batendo na porta. Pegamos alguns equipamentos, conhecemos o nosso guia e fomos até a base do Vulcão, onde se encontra a estação de esqui de Pucon. Apenas na base da montanha saberiamos se poderíamos subir ou não devido as condições rigorosas do inverno 2007. Por sorte era um dia de Sol e pouco vento.
Eram 9:15h da manhã e começamos a subida, onde fica o primeiro lift e a venda de ingressos da estação de esqui de Pucon. Para arrempedimento de todos resolvemos ir sem usar o lift, o que teria nos economizado cerca de uma hora e meia de escalada. Por volta das 11h o André já estava querendo desistir, reclamando de dores nas pernas, conversamos com o guia e o mesmo nos disse que não podiamos nos separar, continuamos a escalada, as 12:50 paramos para comer, o local tem uma vista fantástica, todos de barriga cheia, fomos ao sofrimento de novo. Quanto mais subiamos mais bonita ficava a paisagem ao redor, mais frio, mais vento e mais dura a neve ficava, o que tornava a subida mais perigosa e mais difícil. As 2:20 pm paramos em um platô para deixar as mochilas, segundo o guia no topo estaria ventando muito e sem as mochilas facilitaria um pouco, nesse momento encontramos outra expedição que já voltava do cume. A troca de informações foi fundamental, o horário já não ajudava muito, no início da escalada o guia nos disse que subiriamos até as 2h e onde estivessemos iriamos voltar, mas nesse momento enquanto conversava com o outro guia disse que nos levaria ao cume por causa da nossa simpatia. Continuamos a subida e dai pra frente o frio aumentou muito e o vento também, chegamos ao topo as 3:20 da tarde o que no total deu 6h de escalada, no altimetro estava marcando 2880mt, na realidade o vulcão tem 2847mt, tiramos várias fotos e fizemos algumas filmagens, queriamos ter ficado mais tempo mas não era possível pois já estava muito tarde e ainda tinhamos que descer. A descida costuma ser mais perigosa, pois além da inclinação o cansaço é enorme em todos. Valeu a pena a subida pois a cratera do vulcão é inimaginável, um lugar diferente, sombrio e bastante fedorento. Redemoinhos de vento e fumaça fazem parte do cartão postal. Valeu a pena todo o esforço, estar em um lugar inóspito por alguns minutos é bem surreal. A sensação é de fazer parte de algum documentario do Discovery Channel. O André nessa hora nem falava mais, estava morto de cansaço, com muitas dores. Ele ao longo da escalada já tinha tentado 4 vezes voltar ou ficar parado esperando os outros atacarem o cume, mas o guia não deixou, ainda bem porque não seria a mesma coisa sem todos da trip. O André ainda conseguiu um pedaço de "lava" que vai ficar de lembrança dessa ralação. Perro Reco.
Quando fomos devolver os equipamentos, todos estavam surpresos, ninguém da trancura acreditava que "aqueles" brasileiros debochados iriam subir até o cume em pleno inverno.
PERROS LOKOS 1 X 0 VULCAN VILLARICA
"Agradeço ao Guilherme por ter carregado a minha mochila na parte final da subida, agradeço ao Mendigo por ter me dado bastante apoio "moral" na descida, Agradeço ao Reco pela paciência. A vida é repleta de desafios, a superação é um troféu que não tem preço. A união do grupo nos fez vencer mais este desafio" Perro Zorrino

27 julho 2007

Último dia em Santiago.


Deixamos o dia para resolvermos assuntos particulares, alguns necessitavam de ir ao banco, outros fazer compras, outros queriam apenas passear.
O dia foi bem legal, e como de costume a galera resolveu sair junto. Todos se ajudando, o Guilherme rapidinho encontrou um Banco do Brasil e conseguiu aumentar seu limite para mais compras.
Almoçamos em um self-service totalmente tosco no centro de Santiago. Fizemos algumas ligações para o Brasil de uma telefônica de Peruanos, chegando lá logo recebemos um panfleto “PERU GIGANTE” em comemoração ao dia da independência do Peru.
Andamos o dia todo e na parte da tarde o Fernando insistiu na idéia da gente conhecer um vulcão, já que aqui no Chile existem vários ativos. O Chico com sua memória fantástica nos passou o nome de uma agencia de turismo em Pucon que fazia esse passeio. O André ficou com a missão de ligar e pedir as informações. Isso é uma tarefa difícil, foi um teste para o meu rarefeito espanhol.
Depois da ligação e de fazer mais compras fomos comprar as passagens de ônibus. Tudo teria que dar certo, iríamos até Pucon e depois voltaríamos para Osorno pra cruzar a cordilheira e chegar na Argentina.
Compramos a passagem só para Pucon, pra comprar as outras teríamos que ter certeza que a passagem na cordilheira estava aberta (sem neve).
Depois de passagens compradas novamente tivemos que ligar pra Pucon. Já era depois das 18:00, sacolas na mão, e a maior correria pra conseguir!! Enfim deu tudo certo, expedição reservada, agora era só passar um dia no buzão para chegar em Pucon.

Das 9:00 as 16:00 snowboard PERFEITO

Lamento a falta de notícias no Blog.
Estamos sim sendo egoístas, realmente não dá pra voltar da montanha e ligar o computador pra atualizar o blog. Posso afirmar que estamos pegando a neve mais powder da minha vida. Tivemos que reaprender a andar de snowboard. Fixações pra trás, peso do corpo pra trás. Bom, esse post é provisório, ainda hoje post oficial com fotos e relatos da snowtrip 2007.
Abraços
André - Perro Zorrino - El Condor

26 julho 2007

Dia todo de diversão!

Chegando bem cedo no Valle Nevado
Reco e André ao fundo

No ponto mais alto do Valle Nevado


Reco no powder



Luciano Huck de tiete

Dia de neve Perfeita!
Acordamos cerca de 6:00 am, nem tomamos café, já estava tudo preparado pra podermos chegar cedo na Skitotal e pegar o transfer para Valle Nevado. Chegamos ainda de noite no local, estava vazio, frio mas logo logo as pessoas movimentaram o lugar.
Estávamos aguardando a venda dos bilhetes, em Santiago as vans são limitadas e quando acabam já era. Uma empresa vizinha ofereceu o serviço por 6500 pesos Chilenos, cerca de R$ 26,00. Era a primeira van para subir à Valle. No nosso caso a Van cabia 12 pessoas, logo que completa a capacidade a Van inicia a subida. São cerca de 45 curvas numeradas e sinalizadas até chegar ao nosso objetivo. Pista escorregadia, porte de Cadenas (correntes) obrigatório, uso necessário quando o veículos não possuem os pneus próprios. No nosso caso o motorista era extremamente profissional, nos levou com segurança até nosso objetivo.
Dia lindo de Sol, 9:15 am, começamos a nossa jornada em uma neve extremamente boa.
Queríamos conquistar a montanha! Depois de vários lifts eu, Reco e o Fernando estávamos no lugar mais alto, Tres Puntas (3670 m). O visual é indescritível, de um lado a visão de Santiago bem distante e do outro o El Plomo que se não me engano é o segundo pico mais alto do Chile.
Descida fantástica, alternávamos pista e fora de pista, no fora de pista as vezes a neve batia na cintura. Foi preciso aprender rápido, se cair é muito difícil levantar de novo. Tudo que sabíamos de Snowboard foi preciso ser adaptado. Corpo para trás, muita sensibilidade, aos poucos fomos pegando o jeito e aproveitando ao máximo.
Um momento marcante foi quando descemos a andes express e fomos para o lado esquerdo de quem vê o mapa de pistas. Não tem nada lá! Pois é, por isso que fomos, foi um fora de pista sensacional. Advinha quem passou pela galera e nos comprimentou? O pela saco do Luciano Huck. Comédia! Juro que não tinha ninguém por lá e aparece o cara. Comédia!
Andamos o Dia inteiro e fizemos uma única pausa para recarregarmos a bateria, encontrar o Chico e deixar o Luciano Huck tirar uma foto com a Galera. Nesse momento só faltava o Guilherme.
Por volta das 16:00 eu já estava cansado e abandonei o Reco e o Mendigo, eles continuaram descendo até o limite. Limite até de Valle Nevado, foram parar em El Colorado... Hehehe, por uma descida a mais acabaram em um lift de El Colorado. Pergunta se o passe tinha validade??? Lógico que não!!! Na hora de comprar existe a possibilidade de comprar o passe para todas as estações de esqui juntos (Valle Nevado, El Colorado e La Parva). Não foi o nosso caso. Fizeram a prévia do que viria nos dias seguintes, montanhismo e escalada.
Nos reúnimos na Van por volta das 17:30. Dia incrível, dia perfeito, céu azul, congelamentos apenas nas longas subidas dos lifts, Em Valle estava bastante frio o tempo todo.Descida tranquila até a Skitour, depois de metrô até perto do hotel.




25 julho 2007

Neve para uns compras para outros.

Centoia Gigante (pesca Mortal, Discovery Channel)
Reco, depois de ser o Rei do consumo, já tem sua própria marca no Chile
Acordamos tarde e saímos correndo para pegar as vans de subida, chegamos tarde e pegamos fila para comprar os ingressos. Faltando cerca de 15 pessoas, tudo esgotado! Tentamos pegar uma condução paralela, eram 19 pessoas aguardando. Aos poucos as pessoas foram desistindo, já era próximo de meio dia, quando a Van partiu, somente o Chico e o Guilherme encararam a missão. Engarrafamento monstro, só foram chegar em Fallerones as 16:00 hs. Valle nem pensar! Foi um dia bom para que os dois aproveitassem a neve. Guilherme queria aprender logo e o Chico aproveitar o Chile, pois só faria parte da etapa Chile da TRIP.
Os outros perros deixaram os equipamentos no Hotel e foram fazer compras. Santiago é bem maior que Bariloche, preços incríveis, é difícil não gastar. Se somarmos as compras dos três (André, Reco e Fernando) nesse dia, mais de US$ 1500.







Dia Perfeito

André no Lift em Valle Nevado

Fernando e Reco no lift em Valle Nevado

El Colorado bombando de neve


Batismo do Perro Croquete em El Colorado



Hoje tivemos o dia mais perfeito da minha vida de Snowboard. Neve Powder de primeira qualidade!!! Neve até a cintura! Temperatura agradável, as vezes congelante na subida do lift, mas um dia de Sol perfeito e descidas alucinadas.

As pistas de Valle Nevado são bastante largas com muitos trajetos diferentes, fora de pistas de deixar o queixo cair e a gente também!

Chico andando bacana, Guilherme (Perro Croquete) aprendendo com entusiasmo, Eu (André Zorrino), Reco e Fernando fazendo descidas alucinantes. Em Valle é bem bacana pra botar pra baixo! ACELERAR!

Atualização completa deste dia em Vermelho:
Contratamos uma van particular para nos levar em Valle Nevado, que martírio!!! Pagamos mais caro e a van parecia Transporte Pirata, desses que rodam no DF. Parava em todos os lugares até completar a lotação da van. Fomos chegar em Valle Nevado perto de 13:00. Estress, intrigas, batismo do Guilherme com neve, perro subindo seguindo a van.
No final tudo VALEU A PENA!!
Neve de primeira qualidade! Andamos de snowboard por 4 horas seguidas sem descanço!
Voltando, o Chico não parava de falar! Onde será que ele enfiou aquela pilha Duracel? Todos revoltados com o motorista, Guilherme congelado dormindo e roncando! Momento de desespero e o André encontra a garrafa térmica do motorista. Coitado do FDP! Iria trabalhar até de madrugada passando frio, buscando e levando pessoas do aeroporto para Valle Nevado. Como o chá estava gostoso e quentinho !!!!


24 julho 2007

Primeiro dia de Snow!!

Contratamos uma van particular para nos levar em Valle Nevado, que martírio!!!
Pagamos mais caro e a van parecia Transporte Pirata, desses que rodam no DF. Parava em todos os lugares até completar a lotação da van. Fomos chegar em Valle Nevado perto de 13:00. Estress, intrigas, batismo do Guilherme com neve, perro subindo seguindo a van.
No final tudo VALEU A PENA!!
Neve de primeira qualidade! Andamos de snowboard por 4 horas seguidas sem descanço!
Voltando, o Chico não parava de falar! Onde será que ele enfiou aquela pilha Duracel? Todos revoltados com o motorista, Guilherme congelado dormindo e roncando! Momento de desespero e o André encontra a garrafa térmica do motorista. Coitado do FDP! Iria trabalhar até de madrugada passando frio, buscando e levando pessoas do aeroporto para Valle Nevado.
Como o chá estava gostoso e quentinho !!!!

23 julho 2007

Chuva na cidade e bastante neve na montanha

Fomos dar um passeio por Santiago. Andamos bastante de metrô e fomos almoçar em um bairro bastante distante, almoço bem legal e bem barato. Deve ter sido a primeira vez que um Brasileiro almoça por lá.


Post Extra

Nevando a Full no Chile!!!
Seguinte, pessoas que subiram no sábado saíram de Santiago as 8:00 é só chegaram em El Colorado as 14:00. Pra descer, cerca de 7 horas!!!!
Ontem dia lindo, sol e temperatura agradável, hoje Chuva em Santiago e NEVE FULL (nevasca) em EL Colorado e Valle. Impossível subir..

22 julho 2007

Primeiras notícias

Estamos no Chile!
Estamos Bem!
Bom, devido ao caos aéreo, perdemos o vôo para o Chile da TAM, na hora que fiquei sabendo que não daria tempo liguei para o Fernando: -Vem pra cá urgente!!!
Ele foi e conseguiu viajar para SP comigo. Iriamos ficar 12hs em São Paulo e se juntar aos outros Perros pra pegar o Vôo para o Chile de noite.
Eu estava tão puto e fiz tantas reclamações que já tinha conseguido taxi para o Centro, Hotel e 2 refeições em SP. Haja reclamação!
Acabamos tirando a sorte grande: nos trasnsferiram para a Lan Chile e não precisamos passar o dia em SP. Avião enorme, telas LCD e até vídeo game induvidual para jogar em rede. Uma festa! Vôo da felicidade!!!
Reco e Guilherme conseguiram perder o Vôo pra SP depois de fazer o check in. Ficaram conversando na frente do portão de embarque e não viram o avião partir.
Chegaram somente hoje, Domingo.
Demos uma volta. Equipamentos comprados e alugados, perros perto da neve. Santiago está Show de Bola, com a vista da cordilheira totalmente coberta de neve. Ontem nevou 30 cm segundo amigos do Chile, problemas pra chegar em Valle. Hoje dia de Sol a pleno. Amanhã previsão de muita neve segundo os Chilenos, vamos acordar pra ver se vamos ter condições de subir e descer no mesmo dia. Dormir no alto da montanha pode render um prejuízo de cerca de US$ 200 pra cada Perro.
É isso... A neve tá BOMBANDO!!!
Abraços
André
Perro Zorrino, El Condor, direto do Chile
Edição Mendigo

20 julho 2007

Amanhã começa a Snowboardtrip 2007


"Mais de 350 vidas se foram em dois acidentes aéreos em menos de um ano. Neste momento, milhares de brasileiros choram a perda de familiares e amigos. O país todo ainda está abalado por uma tragédia prevista.
Enquanto o cidadão comum sofre com o colapso aéreo, as autoridades daqui de Brasília fazem teorias, brincam e até debocham.
Mais de dez órgãos oficiais e dezenas de empresas privadas atuam no setor. Até agora nenhuma solução para a crise. E o pior: a saída parece impossível de ser encontrada.
As centenas de vidas perdidas parecem não afetar nossas autoridades, aparentemente distantes do caos. Bem longe do desespero e da agonia que tomaram conta dos nossos aeroportos nos últimos meses."
Amanhã começa nossa viagem, época de diversão, longe da correria e estress do dia-a-dia. Espero que tudo dê certo, espero que possamos mais uma vez passar por momentos mágicos e divertidos.
Agradeço à todos que ajudaram de uma forma ou de outra, com um gesto, uma palavra, um comment, uma ação! Peço a Deus que nos ilumine e nos ajude a fazer uma excelente viagem.
Amanhã é o dia!!!

19 julho 2007

De bike para Ushuaia! (2 dias!)


2 dias, tá chegando a hora!

Em uma conversa pelo MSN durante essa semana, eu e o Fernando comentávamos da possibilidade de irmos até USHUAIA para conhecer. Guilherme que estava na conversa perguntou: - De bike???

Sim Guilherme, vamos de Bicicleta para USHUAIA e já temos até o modelo da Bike, é uma legítima PERROSLOKOS 2007 desenhada e desenvolvida com tecnologia de ponta e dublada nos estúdios da Herbert Richers/RJ.

18 julho 2007

3 dias!!!

Últimos dias pra preparar tudo!

Algumas dicas:

-Protetor labial com fator de proteção solar

-Protetor solar

-Luvas, gorros e a velha cirola...

Em um dos papos um Perro me mostrou a foto da bota que vai levar, coisa ridícula, e ainda falou que era feita de Sasquatch! Deve esquentar, mas espero que este perro nunca a use perto dos outros!!!


17 julho 2007

Patagônia Mexicana! (4 dias)





Na foto acima quem é o Veado?

O Veado que tirou a foto

O Veado

O Perro Veado

O FDP que está com o pé aparecendo










Essa viagem está mesmo uma novela mexicana, em plena reta final parece que vamos ter grandes mudanças! O bom é que não para de nevar por lá e descobri que pra ir do Chile para a Argentina por Ozorno não está tão complicado!

Vamos votar na enquete e continuar contando os dias!

16 julho 2007

Final de semana com venda de garagem. Apenas 5 Dias!!!

Final de semana com bastante expectativa!


Zorrino resolveu vender alguns equipamentos e a manhã de sábado foi bastante movimentada. Equipamentos espalhados pelo chão, Perros de casacos e botas...

Guilherme, que vai se tornar um Perro qualquer coisa, mostrou bastante afinidade com o Banco de snow. Sua performance até rachou a parede e quase derrubou a varanda.

Alguém já imagina com que cor vai ficar esse cabelo?

12 julho 2007

Bariloche com NEVE e sem Energia! (9 dias - Tá voando!)

Ontem Bariloche teve seu primeiro apagão da tempoarada. Com certeza vai ser o primeiro e último já que em breve os perros lokos vão chegar com bastante ENERGIA.

A Cooperativa de Eletricidade de Bariloche informou que o corte geral de eletricidade que sofreu Bariloche obedeceu a uma falha na linha Alipiba (Alicura-Pilcaniyeu-Bariloche) de 132 KV, administrada e explorada comercialmente por Edersa e é a única fonte de abastecimento.

Vale lembrar que o inverno rigoroso é uma das causas do incidente já que a Argentina vem sofrendo com a falta de energia.

Por causa da neve, alguns estão sem energia e outros com muita energia pra gastar.

11 julho 2007

Lago Nahuel Huapi (10 dias pra trip)

Clique na foto para ampliar
Cena em Bariloche depois de vários dias com temperaturas extremamente negativas!

10 julho 2007

Aquecimento Global, neve em Brasília (11 dias)

Na foto, um cachorro de Brasília sentindo neve pela primeira vez

Ontem foi um dia especial!
Pra quem está esperando o dia de viajar, a notícia de neve em Buenos Aires chocou o mundo!!! A última vez tinha sido 87 anos atrás.
A moda hoje em dia é falar em aquecimento Global. Tomara que o mundo continue aquecendo, se continuar nesse ritmo em breve desceremos do Cerro Colorado, ou do Cerro Flamingo. Imagina a galera sendo flagrada por um pardal na descida do Colorado! Quem vai pagar a multa?

A realidade é que o mundo está ficando cada vez mais louco, precisamos ter mais cuidado. Nunca o mundo foi tão mal tratado e somente agora a ficha caiu!

Então é isso, vamos aquecer bastante a terra pra nevar em Brasília (brincadeira galera!).

Na foto acima o LULA limpando a neve da entrada do Palácio do Planalto

09 julho 2007

NEVE em Buenos Aires!!!!!!!!!!!!!!!! (12 dias)

Neve atinge cidade de Buenos Aires. Nevada no centro da Argentina é maior desde os anos 70. Patagônia teve -19C.
A neve está diretamente associada a uma massa de ar polar descrita pelos meteorologistas como "poderosíssima" e que cobre o centro e o sul da Argentina. Hoje em Chapelco, localidade turística da Província de Nequén, a temperatura chegou a 17,6ºC abaixo de zero. Em Bariloche, os termômetros marcaram 15,8ºC negativos com uma sensação térmica de 22ºC abaixo de zero.

Segunda-feira 09/07/2007 15:02

Surreal !!!
São mais de quarenta anos acompanhando o tempo na nossa região e sempre com atenção voltada para Argentina e o Uruguai. O que direi agora jamais tive oportunidade na minha vida de escrever ou pronunciar: NEVA SEM PARAR EM EZEIZA !!! O cenário é surreal se considerada a história climática da região. É um evento não de uma geração, mas de gerações. Se acumular a neve na área da capital argentina, será a primeira vez desde 1918. Eu, nos meus 70 anos de idade, não era nascido. Vejam, na sequência, os últimos boletins do aeroporto internacional da capital argentina indicando neve (SN) com 1 grau de temperatura às duas da tarde.
SAEZ 091700Z 20005KT 5000 -RASN SCT007 BKN017 01/01 Q1029SAEZ 091600Z 20006KT 5000 -RASN SCT008 BKN018 03/M01 Q1030SAEZ 091546Z 18005KT 6000 -RASN BKN015 BKN022 04/02 Q1030SAEZ 091538Z 18006KT 8000 -RA BKN023 SCT100 04/02 Q1030SAEZ 091500Z 17007KT 9999 SCT034 BKN100 04/02 Q1030SAEZ 091400Z 17006KT 9999 FEW035 BKN100 03/M02 Q1030SAEZ 091300Z 18007KT CAVOK 02/M02 Q1030
Boletim especial do Aeroparque Jorge Newberry, aeropoerto doméstico localizado no centro da cidade de Buenos Aires, está reportando 2 graus e gelo (sleet) que a qualquer momento converte-se em neve em flocos.
SABE 091730Z 23015KT 6000 -FZRA BKN008 OVC040 02/01 Q1027
15:15 - NEVA FORTE NA CIDADE DE BUENOS AIRES
A imagem da câmera de trânsito da Prefeitura de Buenos Aires mostra intensa queda de neve neste momento na General Paz, uma das principais vias de acesso da capital argentina. Outras câmeras mostram grandes capuchos de neve caindo em parques do centro da capital argentina. Simplesmente lindo e fantástico !!!! A TV argentina insiste em falar em agua nieve, mas são grandes flocos (copos de nieve) que caem que as imagens mostram e os repórteres na rua comentam.
Agora às 15:23 a televisão argentina, finalmente, informa em sua tela que se trata realmente de neve na cidade de Buenos Aires com as imagens dos flocos caindo em diversos bairros e no Centro.

Autor: Eugenio HackbartPublicado em 09/07/2007

Neve isola capital da Bolívia do resto do país
O alerta de frio intenso na América do Sul da MetSul advertia que o ar gelado continental invadiria até mesmo a Bolívia e o noticiário desta hora já dá conta das consequências. Nevar em La Paz ou em El Alto, no Altiplano, não tem nada de incomum. Fora do normal foi a intensidade da neve que caiu nas últimas horas na região, acumulando até 20 centímetros apenas na madrugada (foto acima da Rádio Fides). La Paz está isolada neste momento do resto do país e enormes transtornos estão sendo registrados. Leia a matéria da agência de notícias italiana ANSA:
"La Paz quedó hoy aislada del interior de Bolivia a causa de una nevada intensa y fuera de época que cayó durante toda la noche y que esta mañana obligó a suspender todos los vuelos y los viajes por tierra. La acumulación de nieve provocó también un corte de energía eléctrica en gran parte de la ciudad, desde muy temprano, por la caída de cables de alta tensión provocada, a su vez, por la caída de árboles en varias zonas periféricas. Según el servicio de meteorología, la insólita nevada en esta época del año en la región andina, de inviernos por lo general secos, se originó en un frente frío que llegó del sur del continente e ingresó por Argentina y Paraguay que chocó con una masa de aire húmedo que llegó desde el sur del Perú. En el aeropuerto internacional de El Alto se informó que todos los vuelos están suspendidos "cuando menos hasta el mediodía". (ANSA).
Autor: Alexandre Amaral de AguiarPublicado em 09/07/2007

Leitura interessante
Lemos diariamente a análise da Meteorologia de Buenos Aires e, seguramente, a da manhã de hoje foi uma das mais interessantes até hoje e digna de ser arquivada. O ar polar deste começo de semana na Argentina é mais forte que o registrado em julho de 2000. Acabamos de falar ao telefone com a Meteorologia em Montevidéu e ainda não há relatos de agua nieve pelos observadores. Confira só o que os meteorologistas argentinos estão dizendo:
"Una masa de aire polar cubre casi todo el territorio nacional dando lugar a temperaturas extremadamente bajas en varios puntos del país. Las mínimas más significativas se ubicaron en el norte y noroeste de la patagonia y oeste de la región central donde se encuentra ubicado el centro del anticiclón asociado a esta masa de aire. Algunos valores mínimos observados: Maquinchao: -19ºC, Bariloche: -18ºC, Alto Valle de Río Negro: -14ºC, Neuquén: -12ºC, Santa Rosa: -10ºC. Desde el día de ayer se vienen registrando nevadas tanto en zonas serranas como en el llano de Mendoza, en el llano de San Luis, y en zonas llanas de Córdoba (Río Cuarto, Laboulaye). Actualmente también se estan registrando nevadas en el Sur de Santa Fe (Venado Tuerto) y en nororeste de la provincia de Buenos Aires (Junín, Pergamino) y también se observa caida de agua nieve en el GBA-Oeste (Morón, Palomar). Se espera que esta masa de aire permanezca afectando el pais durante los próximos 3 días al menos. Para el día de hoy se espera que gran parte de la zona central del pais continúe con cielo cuberto y lluvias con nevadas debido a la presencia de una perturbación frente a la costa de chile que está avanzando hacia el este lentamente. Este sistema al interactuar con el sistema frontal frío precursor de la masa de aire polar que se encuentra en el extremo noreste del país, estará generando su ondulación y la formación de lluvias y algunas tormentas en dicha región. En la ciudad de Buenos Aires se espera una jornada muy muy fría con máximas que no superarán los 6ºC. Tambien se espera que continúen registrándose lloviznas o lluvias débiles incluso en la forma de agua-nieve especialmente en el GBA-Oeste debido a la proximidad de la isoterma de 0ºC (en 950 hPa aprox) de acuerdo con el sondeo de EZEIZA de esta mañana. Mañana martes continuarán las lloviznas o lluvias débiles las que nuevamente podrián presentarse en la forma de agua-nieve o nieve durante la madrugada o primeras horas de la mañana (especialmente en el Oeste del GBA). Luego con el desplazamiento hacia el este de la perturabación las condiciones estarían mejorando con nubosidad en disminución y viento soplando del sudoeste. El Miércoles, con el anticiclón ubicado en el centro-norte del país, se espera que sea la mañana más fría con heladas moderadas a fuertes en zonas suburbanas. El tiempo ya se presentará bueno y seco, con poca nubosidad y temperaturas en paulatino ascenso durante la próximos días".
Autor: Luiz Fernando NachtigallPublicado em 09/07/2007

O que é informação importante agora em notas curtas
Segue nevando em diversas áraes do centro da Argentina a esta hora.
Chuva se intensifica nas próximas horas em Porto Alegre e pode ser forte em alguns momentos. Projeção que acaba de entrar do modelo global norte-americano indica ao redor de 50 milímetros adicionais.
Saída de agora do GFS aumenta a possibilidade de neve para o sul do estado e a Serra, elevando o grau de proababilidade de pequeno para médio.
Frio chega à Curitiba e quarta e quinta serão dias frios na capital paranaense, conforme a saída do GFS. Projeção de chuva é 20 milímetros pelo modelo, mas pode chover mais em alguns pontos do Paraná.
Autor: Eugenio HackbartPublicado em 09/07/2007


Neve em Córdoba é a maior desde 1975
O ano de 1975 é lembrado por muitos como o da grande onda de frio de julho que trouxe neve até para Curitiba. Foi a última vez que nevou tanto na cidade de Córdoba. Isso até hoje. A imprensa local destaca que nunca desde 75 nevou tanto (leia a matéria). Nevou igualmente em La Plata, Província de Buenos Aires, onde o Grêmio fez o histórico e violento jogo contra o Estudiantes em 1983 (leia mais).
Autor: Alexandre Amaral de AguiarPublicado em 09/07/2007

fonte: http://www.metsul.com/blog/

06 julho 2007

Uma imagem vale mais do que 1000 palavras! (15 dias)

Centro Cívico hoje as 9:15 da manhã

05 julho 2007

Valle Nevado hoje (16 dias para a Trip)

CLIMA HOJE
Clima : Nevando
Temperatura Mínima: -2 ° C / 28 ° F
Temperatura Máxima: 4 ° C / 39 ° F
Amanhã: NEVE
Neve Últimas 24 hrs : 3 cm.
Neve Acumulada : 228 cm.
Neve Aplanada em Pistas : 75 cm.
Qualidade da Neve : Neve Pó
Velocidade do Vento : 30 Km/h
CAMINHO HOJE
Caminho Farellones-Valle Nevado : Aberto
Vias Farellones-Valle Nevado : Duas
Trânsito Farellones-Valle Nevado : Normal
Porte de correntes: Obrigatório
Uso de correntes: Opcional
Caminho Farellones-Santiago
Sábados, Domingos e Feriados
horário regular:8 a 14 hrs : Só subida.
16 hrs a 20 hrs : Só descida.
20 hrs a 8 hrs : Subida e descida.

04 julho 2007

Circuito Nike Cono Sur

Ano passado iniciamos nossas atividades em outros esportes, e o esporte escolhido foi o caiaque. Remamos cerca de 6 horas no Lago Gutierrez nos arredores de Bariloche. Frio, cansaço e estress foram os ingredientes deste evento. Este ano não vamos deixar por menos e iremos participar no dia 12 de agosto, do Circuito Nike Cono Sur 07. A equipe será formada pelos perros em destaque de preparação física, a ser verificada durante o início de nossa temporada 2007.
Os perros escolhidos terão por obrigatoriedade que completar a competição haja o que houver!!!
O regulamento é simples para nossa equipe, largou - chegou! Nem que os participantes tenham que chegar de SAMU, só vale completar a prova. Se o integrante inscrito não completar a prova, pode ter certeza que vai voltar para o Brasil na mesma hora de baixo de muita porrada.
Os outros Perros que por ventura não fizerem parte da equipe, ficarão com baby look e pom-pom fazendo a torcida organizada, ou então os mais destemidos poderão sabotar os adversários.

03 julho 2007

Jogo dos erros...

18 DIAS...
Para comemorar a data lanço um desafio, jogo dos 7 erros.
Vamos ajudar a descobrir o que está errado nesta foto:

Favor postar as indicações de erros como comments deste post

02 julho 2007

19 dias

19 Dias
Hoje por temperatura por volta de 3 graus em Bariloche, com sensação térmica idêntica.
Momentos de chuva e céu nublado.
Torcer pra temperatura e o Freezing level baixar pra cair mais neve por lá!!

Abraços e boa semana!

01 julho 2007

Dia de sol e neve no Cerro Catedral, 80 cm de neve pisada na base e neve dura na descida. Condições boas para um belo domingo de Snowboard.
20 dias para nossa trip, agora tudo passa muito rápido. Pra quem vai já é bom arrumar os detalhes, pra que fica é muito bacana a força de vontade a colaboração recebidas.
Hoje ganhamos do Chile, 3 x 0, como quem faz 3 embaixadinhas por lá já é um "mago" do futebol, uma descida clássica de snow e vamos virar os "Reis" do Snowboard.
Por Perro Zorrino, André, ou melhor... El Condor...