08 abril 2009

Problemas na Bolívia e previsão de mais um centro de Snowboard no Chile.


O "proyecto San Ramón" pretende ser o primeiro teleférico do chile que conecta a capital Santiago ao cume da pre cordilheira dos Andes. A idéia nasceu em 2003, o arquiteto alemão Michael Ertel (34), um membro da Câmara de Arquitetura, em seu país, e com o patrocínio do prefeito de Peñalolén, Claudio Orrego, e do Serviço Nacional de Turismo, Sernatur.
No setor Pré cordilherano San Ramon, situado na divisa dos municípios de Las Condes, La Reina e Peñalolén, serão instalados teleféricos com uma capacidade para transportar até duas mil pessoas por hora, desde a altura de 1000 metros no setor de Peñalolén até o cume do Cerro San Ramon, a uma altitude de 3.200 metros, em apenas 15 minutos.
Ao chegar no ponto final do funicular, haverá um centro de esquí e snowboard com sete teleféricos e uma pista que vai chegar até a estação intermediária em Las Cruces. haverá também dois lagos naturais para patinação no gelo, e no resto do ano, parapente, mountain bike e trekking. O contrato de acordo com os investidores da Áustria e da Itália e os proprietários das terras seria assinado ainda este mês. O Projeto seria fincanciado com o custo estimado de US $ 74 milhões, de acordo com Ertel. Se não houver atrasos, o cabo deverá estar operacional no final de 2010.
Com a aprovação da Associação dos Municípios, através do seu projeto para a conservação e protecção da Cordilheira (Protege) - que pretende preservar a montanha e seus picos, Orrego afirmou que o projecto não inclui abrigos, e o estacionamento seria localizado em baixa elevação. "O que vai diminuir o impacto ambiental", disse o prefeito.
Fonte: Emol.cl