20 abril 2009

Aquecendo as turbinas, ou melhor, aquecendo os bindings...

Finalmente nossa temporada começou!
Ontem Rogério, Alessandro e Iuri (acompanhado da namorada que se mostrou uma excelente descodificadora de cadeados), foram na minha casa para podermos bater papo e decidir algumas questões referentes a snowtrip 2009.
Alessandro levou sua nova prancha, uma Burton Custom com sistema The Channel (sistema para regular o posicionamento das fixações). Muito bacana!!!
Este ano como acontece no mundo todo os perros devem usar capacetes, acessório fundamemtal, e que infelizmente vai tampar as cores das nossas lindas madeixas.
Aproveitei pra organizar meu equipamento, snowboag aberto, alguns ajustes e uma limpeza geral. Tudo pronto para a temporada 2009.
No final muitos risos para escolher a embaixada dos perros deste ano nas terras argentinas, Iuri se amarra no estilo antigo, clarabóia foi quase o fator decisivo. Felizmente os novatos não mandam nada na nossa viagem e o bom senso prevaleceu.
Hoje devemos decidir o local exato e em seguida já faço a publicação das fotos!

Abraços e boa semana à todos!

15 abril 2009

CHILE: Projeto de novo caminho até Farellones.

Parece que a crise não atingiu em cheio o Chile. Em meio a corte de gastos em todo mundo, as informações que recebo é que o Chile está investindo pesado em turismo. E em curto espaço de tempo teremos muitas novidades por lá!
Bom pra quem tá começando ou quer começar a praticar snowboard.
O município de Lo Barnechea, após meses de estudo, projetou um novo caminho a Farellones. O novo Caminho usaria o caminho atual até a curva 15, onde se encontra o santuário Yerba Loca, e a partir daí começaria uma nova rota, com menos curvas, menos íngreme e com pistas mais largas, para percorrer seus 11,5 km de extensão para chegar ao caminho Los Condores, perto de La Parva.
Este ambicioso projeto não compreende somente a construção deste novo caminho mas também áreas de camping, cabanas, hotéis e inclusive um novo teleférico.
Agora o projeto está na Intendência Metropolitana que terá que aprovar os estudos de viabilidade, que serão realizados no ano de 2009, e se aprovados permitirão que as obras comecem em 2010 e que o caminho esteja pronto em 2012.
Atenção: A estrada não vai ter pedágio.
Esta nova rota iria satisfazer o desejo de milhares de esquiadores que a cada ano sobem o difícil caminho com 40 curvas para chegar a Farellones, El Colorado, La Parva ou Valle Nevado.

08 abril 2009

Problemas na Bolívia e previsão de mais um centro de Snowboard no Chile.


O "proyecto San Ramón" pretende ser o primeiro teleférico do chile que conecta a capital Santiago ao cume da pre cordilheira dos Andes. A idéia nasceu em 2003, o arquiteto alemão Michael Ertel (34), um membro da Câmara de Arquitetura, em seu país, e com o patrocínio do prefeito de Peñalolén, Claudio Orrego, e do Serviço Nacional de Turismo, Sernatur.
No setor Pré cordilherano San Ramon, situado na divisa dos municípios de Las Condes, La Reina e Peñalolén, serão instalados teleféricos com uma capacidade para transportar até duas mil pessoas por hora, desde a altura de 1000 metros no setor de Peñalolén até o cume do Cerro San Ramon, a uma altitude de 3.200 metros, em apenas 15 minutos.
Ao chegar no ponto final do funicular, haverá um centro de esquí e snowboard com sete teleféricos e uma pista que vai chegar até a estação intermediária em Las Cruces. haverá também dois lagos naturais para patinação no gelo, e no resto do ano, parapente, mountain bike e trekking. O contrato de acordo com os investidores da Áustria e da Itália e os proprietários das terras seria assinado ainda este mês. O Projeto seria fincanciado com o custo estimado de US $ 74 milhões, de acordo com Ertel. Se não houver atrasos, o cabo deverá estar operacional no final de 2010.
Com a aprovação da Associação dos Municípios, através do seu projeto para a conservação e protecção da Cordilheira (Protege) - que pretende preservar a montanha e seus picos, Orrego afirmou que o projecto não inclui abrigos, e o estacionamento seria localizado em baixa elevação. "O que vai diminuir o impacto ambiental", disse o prefeito.
Fonte: Emol.cl

02 abril 2009

Será que a única estação de esqui da Bolívia ainda existe???

Estação de Esqui de Chatalcaya na Bolívia


Matéria publicada em 2007, mas muito interessante. Será que a estação de esqui ainda existe??
Vale a pena dar uma conferida!

O hotel daqui que se auto-define como a estação de esqui mais alta do mundo tem nas paredes desbotadas fotos em preto e branco que evocam memórias dos anos nos quais este país tinha uma seleção olímpica de esqui. A tradição de esquiar dos bolivianos deverá desaparecer junto com a neve de Chacaltaya. Os esquiadores bolivianos perseverantes ainda se gabam deste lugar, indagando onde mais alguém é capaz de esquiar acima das nuvens, a uma altitude estonteante de 5.300 metros, com uma vista do Lago Titicaca no horizonte. Em que outro lugar, perguntam eles, a tradição do esqui incluiria chá de folhas de coca e uma sopa feita com o grão da quinoa? Mas o orgulho por esta estação de esqui, a única da Bolívia, logo dá lugar à triste constatação de que a geleira que antigamente circundava o hotel com quantidades copiosas de neve e gelo está derretendo rapidamente. Atribuindo o derretimento à crescente emissão de gases causadores do efeito estufa que provocam o aquecimento global, os cientistas afirmam que a tradição de esquiar da Bolívia acabará quando a modesta pista de esqui de Chacaltaya desaparecer para sempre dentro de poucos anos. "Esta é uma tragédia que eu mal suporto presenciar", afirma Franz Gutierrez, 65, que desde adolescente é membro do Clube Andino Boliviano, cuja sede fica em Chacaltaya. Guiando um grupo de cerca de doze esquiadores no dia de abertura da estação deste ano, Gutierrez se lembrou de como esquiava quase todos os finais de semana até que a geleira de Chacaltaya começou a derreter significativamente há dez anos. "Esquiar a uma altitude na qual em determinadas regiões do mundo os aviões não voam é algo mágico", explica ele. É claro que Chacaltaya nunca teve o glamour de uma Vail ou de uma Zermatt. Fundada no final da década de 1930, por um sonhador chamado Raul Posnansky Lipmann, a estação só pode ser alcançada por meio de uma estrada de terra que serpenteia através dos mercados caóticos de El Alto, uma cidade ampla, repleta de favelas, acima de La Paz, e na qual há vários precipícios destituídos de parapeitos, que fazem com que o passageiro roa as unhas de medo.

Embora as estações de esqui do Chile e da Argentina prosperem durante o inverno sul-americano, de julho a setembro, a melhor temporada para se esquiar em Chacaltaya é - ou melhor, era - de janeiro até março, quando a neve e o granizo são mais comuns por aqui. Após a morte de Posnansky em uma avalanche na década de 1940, pouco se fez no sentido de alterar as operações espartanas em Chacaltaya. O teleférico, que deixou de funcionar recentemente, era movido por meio de um antigo motor de automóvel. Agora os esquiadores precisam fazer uma caminhada de 30 minutos até chegar ao topo da única pista de Chacaltaya. Para aqueles que não estão aclimatados a La Paz, e muito menos a Chacaltaya, que é cerca de 1.600 metros mais elevada que a capital boliviana, tal esforço intensifica as fortes dores de cabeça e a falta de ar que afligem os visitantes em tais altitudes.

Projeção do tamanho da geleira de Chatalcaya

Fonte: BBC News