22 junho 2007

Tempestade de Neve tumultua Bariloche.

Os registos de neve que caíram ontem no Cerro Catedral superaram um metro na base e dois metros no cume, segundo informou Catedral Alta Patagônia em sua página oficial. De tarde, a rota estava em melhores condições e os veículos conseguiram descer com mais tranqüilidade em ritmo bastante lento.
Desde muito cedo, subir ao cerro foi uma odisséia. É que as máquinas de Vialidad Rionegrina (VIARSE) sofreram problemas técnicos por volta das 3 da manhã e não puderam continuar limpando o acesso ao centro de esquí. A grande nevasca também não ajudou em nada. Por esse motivo que os primeiros veículos tiveram que fazer o impossível para passar e chegar até a montanha para que tudo começasse a funcionar.
Carros cruzados, sem correntes, coletivos cheios de brasileros, veículos que tentavam descer do Cerro à cidade, gente com pás limpando a neve, outros colocando correntes no meio do atoleiro, era parte do panorama que se via nas primeiras horas de ontem. Com o passar do tempo, Catedral Alta Patagônia, teve que utilizar suas máquinas próprias para limpar o caminho que não era de sua competência. Por volta de meio dia eram várias as máquinas trabalhando.
No entanto, o caos foi tanto, que a Polícia de Rio Negro decidiu bloquear a subida dos veículos na zona onde está o posto policial, a quatro quilômetros da base da montanha. Só deixava seguir quem tinha pneus adequados ou levavam correntes em suas rodas. Com isso, o caos veícular foi diminuindo. No estacionamento as máquinas trabalhavam intensamente, mas muitos trabalhadores tinham deixados os veículos "dormindo" no lugar e isso complicava a limpeza do espaço para estacionar.
No final da tarde, a pista estava em melhores condições e os veículos conseguiram descer bem devagar e com tranqüilidade.
Falta de luz:
Cerro Catedral também não teve fornecimento de energia elétrica, razão pela qual toda a vila e a base se mantiveram durante todo o dia sem luz. Exceto Catedral Alta Patagônia, que se abasteceu de geradores próprios para fazer funcionar os meios de elevação e o setor administrativo.
Hoje de acordo com informações do site oficial, o problema na rota de acesso continua. Somente carros 4x4 ou veículos com correntes estão trafegando.