07 junho 2005

Agora falando sério!

De vez em quando é bom falar um pouco sério aqui. Vou tentar toda semana deixar um post com algumas dicas úteis sobre Snowboard.
Vou começar bem pelo começo, risos. Normalmente quem vai fazer snowboard pela primeira vez não tem os equipamentos e precisa alugar. Já imaginou chegar em uma loja, em um outro país e ter que responder algumas perguntas básicas sem ter a mínima idéia? Pois, é vou tentar ajudar!!!
Primeiramente é preciso saber o tipo da base que você tem, no snowboard, como nos outros esportes de pranchas, você se desloca de lado, com um dos pés na frente. Quando o pé que fica na frente é o esquerdo sua base é “regular” se é o pé direito que fica na frente sua base é “goofy”. Se você já praticou ou já pratica algum esporte com pranchas seria aconselhável manter a base, mas eu conheço vários snowboarders que tem a base diferente para esportes diferentes. Uma maneira simples de saber qual seria a base mais indicada se você não tem nem idéia é escorregando de meia em uma superfície plana, para nos equilibrarmos sempre uma das pernas vai pra frente. Esta é sua base!!!!
Esquerda na frente – Regular
Direita na frente – Goofy
Agora você já sabe sua base, quando for alugar e o mané da lojinha perguntar sua base você responde de boca cheia: regular ou goofy!!! Detalhe, não responda as duas porque acho que você não tem quatro patas!!!
Depois vem o tamanho da prancha. Agora é que o bicho pega, porque o tamanho da prancha pode variar sobre vários aspectos: estilo de snow que você vai fazer (freestyle ou freeride), tamanho e peso do snowboarder, tipo de neve e etc... Vou tentar resumir um pouco. Como vai ser a primeira vez que você vai andar procure uma prancha que tenha o tamanho entre o seu gogó e a sua boca. Essa regra é geral, mas existe uma tabela mais complexa que de acordo com o peso e o estilo já fornece um tamanho quase ideal.

Estilo
Peso / freestyle / freeride
40 / 135 / 140
45 / 138 / 143
49 / 141 / 146
54 / 144 / 149
58 / 147 / 152
63 / 150 / 155
67 / 153 / 158
72 / 156 / 161
77 / 157 / 162
81 / 158 / 163
86 / 159 / 164
90 / 160 / 165
95 / 161 / 166
99 / 162 / 167
104+ / 162+ / 168+

Se você tem o pé grande (sasquatch) procure uma prancha que tenha de largura 0,5 a 1,5 cm. a menos que o tamanho da sua bota. Sua bota tem que passar da prancha para você ter mais alavanca na hora das curvas. Não pode passar muito porque senão na hora das curvas sua bota vai arrastar muito na neve.
Não esqueça de levar as meias na hora de escolher as botas. A bota tem que ficar confortável, mas não pode ficar folgada no pé. Para testar vista as botas e às prenda nos bindings (fixação) e faça uma força inversa nos pés. Seu pé não pode ficar solto dentro da bota, o calcanhar e os dedos têm sempre que estar presos na bota.
Já é um começo, com essas dicas com certeza o mané da lojinha já vai pensar: Íhhhh, mais um que leu aquele maldito blog do André.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

goofy 155 entao.. :oD

10:49 PM  
Blogger Diogo said...

Ae tio dé~ vlw pelas dicas!
tenho q me informar mais sobre essas coisas depois... mais de meio ano para o inverno daqui ainda...

5:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ótimas considerações André. Da para ter uma boa noção inicial sobre o que procurar na hora de encarar a neve. Bom, ai vai mais uma dica. Pranchas duras para quem quer neve fofa fora de pista e mole para quem gosta de saltos e outras firulas. Na real, eu prefiro as pranchas mistas. combinam um pouco de cada coisa! Porém nada como entrar na pista e testar o que mais lhe agrada. tentativa e erro é ainda a única solução.

falou

12:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

10:57 AM  

Postar um comentário

<< Home