13 maio 2008

Argentina x Chile

Inverno chegando e como foi prometido vou deixar aqui a minha opinião pra quem ainda não se decidiu de onde vai curtir o inverno 2008.

Argentina:
Argentina sempre foi uma excelente opção, distância e câmbio são favoráveis, mas nem sempre a neve ajuda. No caso de Bariloche, a proximidade do Cerro Catedral com a cidade são fatores fundamentais, a quantidade de Brasileiros é enorme e a gastronomia é bem variada.
Pra chegar até o cerro é bem fácil pegar um coletivo e desfrutar a montanha e até mesmo um after ski sem pressa.
De positivo: Tudo muito perto e o taxi tem preço de banana.
Pontos negativos: Nem sempre a neve ajuda, fila mesmo com a expansão.

Chile:
Pra falar de Chile vou falar de Valle Nevado e Santiago. Se você tiver grana e quiser se hospedar em Valle, com certeza vai aproveitar todos os momentos de neve e snowboard. Os pacotes são de +/- 1 semana. Mesmo com neve fraca o fato de estar na montanha e na altitude de Valle já vão contribuir. Se der "falta de sorte" de pegar uma semana de nevascas complica! Pra quem fica hospedado em Santiago e sobe e desce todo o dia é mais complexo e bem cansativo. A subida pode durar uma eternidade se a estrada tiver muito ruim ou se o trânsito não ajudar. É bom pegar uma Van bem cedo (logo as primeiras) para aproveitar o dia inteiro de neve. Problema também se estiver nevando muito, ninguém sobe nem desce! Uma opção é aproveitar a metrópole que é Santiago. Use e abuse do metrô pra passear pela cidade. Mercado Central e Passeo Ahumada sem falta!
De positivo: Comprar equipamentos de snow por preço justo, passeios em Santiago para compras de eletrônicos e materiais esportivos.
Pontos negativos: Se tiver que subir e descer vá com muita disposição.

O Diovani (Perro Reco) deixou um comentário interessante; cerca de 7 dias de viagem Chile, e mais de 10 Argentina. É bom lembrar que quando o inverno não está bom a neve é ruim tanto no Chile quanto na Argentina. Aconselho sempre pesquisar como anda o tempo, como estará a previsão de neve para a data prevista e depois que escolher sempre pedir ajuda pra Deus!

Uma boa temporada à todos.

André